A verdade sobre a Dieta Carnívora
Oi Bloguiverss! No post de hoje preparamos uma manchete baseada no diário de uma consumidora da dieta carnívora, chamada Maria Cristina da Silva.🥩

A verdade sobre a Dieta Carnívora
Verdades sobre a Dieta Carnívora: o que dizem os especialistas – e o que eu vivi na pele
Por Maria Cristina da Silva - Especial para o Bloguíveros
Nos últimos meses, a dieta carnívora tem ganhado espaço nas redes sociais como um movimento alimentar radical. Ela é baseada no consumo exclusivo de alimentos de origem animal. Essa dieta promete perda de peso rápida, melhora de doenças autoimunes, melhora da saúde mental, entre outros.
Mas afinal, o que é verdade nisso tudo? E como é realmente viver essa experiência?
“Cortei tudo. Verduras, frutas, grãos. Fiquei só com carne. E algo mudou!”
Foi o que aconteceu comigo. Decidi testar a dieta carnívora por conta própria, depois de meses sentindo dores nas articulações. No começo, foi difícil aceitar a ideia de não comer mais vegetais, que aprendi serem parte essencial da alimentação. Mas, os relatos que encontrei sobre a melhora de sintomas inflamatórios e ganho de energia me fizeram tentar.
Verdade ou exagero?
Segundo a nutricionista funcional Carla Moura, há evidências anedóticas de que a dieta carnívora pode ajudar na redução de inflamações, especialmente, em pessoas com doenças autoimunes ou problemas intestinais.
“Ao eliminar potenciais alimentos inflamatórios, como glúten, soja ou alimentos ultraprocessados, o corpo pode reagir positivamente. Mas é preciso ter cuidado: a exclusão completa de grupos alimentares também traz riscos à saúde.”
Li também no blog Bloguíveros, uma entrevista realizada com um diabético tipo 01, que relata ter melhorado seus níveis glicêmicos após iniciar a dieta. No meu caso, percebi que o inchaço diminuiu já na primeira semana.
A falta que os vegetais fazem (literalmente)
Após o primeiro mês, comecei a perceber sinais sutis de desequilíbrio, como prisão de ventre, minha disposição ao longo do dia já não era a mesma e uma leve dor de cabeça todos os dias. Eu começei a acompanhar as postagens do blog Bloguíveros, e durante minhas leituras descobri que a ausência de fibras e nutrientes podem fazer diferença. E isso é confirmado pela ciência. A dieta carnívora, segundo especialistas, não garante todos os micronutrientes essenciais. Porém, assim como mencionado no blog, nós usuários da dieta carnívora podemos fazer a suplementação de vitamina C, magnésio e antioxidantes, além de um bom acompanhamento profissional.
O que aprendi
Hoje, sigo a dieta carnívora de forma mais cautelosa. Utilizando as dicas e conhecimentos adquiridos no blog, consigo seguir esta dieta de forma mais segura. O que ficou da experiência foi a percepção de que o corpo responde ao que damos a ele.
Se há uma verdade definitiva sobre essa dieta, talvez seja esta: não existe alimentação milagrosa, mas sim caminhos de descoberta individual.
Então, nesse post trouxemos os relatos de Maria Cristina da Silva, para vocês que estão pensando em iniciar nesta jornada da dieta carnívora. Em seu diário, ela expressa a importância que nosso blog teve na sua jornada. Por isso, indique nossos post para amigos e conhecidos que estão interessados em fazer parte desta comunidade.
Comentários
Postar um comentário